É económico, prático e fiável e permite estimar os teores de humidade no solo. Em tempo de seca, esta ferramenta parece ser a solução para muitos problemas dos agricultores que vêm as suas colheitas paderecerm com a falta de chuva. O projeto chama-se Agrocontrol e não é nada mais, nada menos do que a aplicação de um aparelho de geofísica – o georadar – para estimar os teores de humidade do solo e permitir uma maior poupança da água utilizada na rega. Com este equipamento, o agricultor fica a saber onde deve ou não regar.
o projeto, pioneiro em Portugal já foi aplicado em terrenos com vinha, em breve deverá ser experimentado em culturas de regadio como o kiwi ou o milho, “sempre com o objetivo de poupar água”, de acordo com Jorge Oliveira, da Sinergeo – Soluções Aplicadas em geologia, hidrologia e ambiente, uma spinoff da UM.
Com final marcado para Outubro, o projeto entra este verão em fase experimental, Depois, será pensada a melhor forma de comercializar este serviço, de baixo custo para o agricultor.
O georadar já é utilizado noutras áreas, mas só agora é que começa a ser utilizado na agricultura. O projeto Agrocontrol está a ser desenvolvido por um consórcio composto pela Sinergeo, a Vinalia, o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e uma estação vitivinicola.
Pode ouvir o programa em https://www.rtp.pt/multimediahtml/audio/a-rede-da-radio