O índice de qualidade da rocha ou RQD – (Rock Quality Designation index) é calculado através de testemunhos de sondagem e representa, em percentagem, a relação entre a soma de todos os carotes (ou tarolos) com dimensão superior a 10 cm e o comprimento total do furo de sondagem.
- A determinação deste índice (RQD) deve ser realizado a cada manobra da sondagem ou sempre que ocorra uma alteração na litologia atravessada.
- Na fotografia seguinte pode ser observada uma caixa com os testemunhos de uma sondagem.
- A sondagem atravessou um maciço rochoso caracterizado pela presença de xistos ardosíferos.
- A figura seguinte, e que foi obtida do Manual de Geologia de Engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, exemplifica como determinar o índice RQD.
- Um valor mais baixo do índice será indicativo da presença de fracturas muito próximas enquanto que, um valor de RQD igual a 100% significa que o espaçamento das fracturas é superior, no nosso caso, a 1.5 metros.
- Na figura seguinte apresenta-se a ficha de ensaio que corresponde aos tarolos da fotografia anterior (xísto ardosifero). Nesta ficha não se apresenta somente o índice RQD mas também a profundidade da sondagem, nível da água, litologias atravessadas, nº de pancadas do ensaio SPT, grau de alteração e fracturação da rocha e número de Schmidt.
- De acordo com Barton (1974), o maciço pode ser classificado de acordo com o quadro seguinte:
Saudações geotecnicas