O geólogo sénior da Rio Tinto Erik Ronald, escreveu recentemente num artigo publicado no Linkedin as 7 regras que ele entende serem de ouro para o sucesso da prospecção e pesquisa mineral.
1. Existência de uma cultura focada na descoberta
Erik Ronald entende que criar na empresa e nas equipas uma cultura focada na descoberta é provavelmente a regra de ouro principal. A existência de uma cultura focada na descoberta possibilita que a gestão seja mais orientada estratégicamente, cria a abertura de pensamento necessária para os desafios geológicos que serão colocados, a aceitação que sondagens “secas” poderão ser frequentes mas também benéficas, gera abertura para a tentativa-erro e gera ainda uma paixão pela geologia.
2. Boa ciência
Neste ponto Erik Ronald não se refere à existência de uma equipa cheia de doutorados mas sim de uma equipa com conhecimentos muito fortes em todos os aspectos da geologia, constrangimentos mineiros, economia, metalurgia e ainda uma equipa que seja capaz de aplicar o método cientifico, formular uma hipótese, experimentar, testar, analisar e repetir tudo novamente.
3. Diversidade na equipa
Quanto mais diversa uma equipa mais diversas serão as teorias, ideias e soluções que serão geradas. Essa diversidade pode ainda ser aumentada se os profissionais forem de universidades diferentes, culturas diferente, países diferentes e ainda de sexo diferente.
4. Sondagens
Tal como o Erik Ronald também aqui na Sinergeo somos grandes fans, por exemplo, de prospecção geofísica. Mas ele entende que os jazigos são encontrados com sondagens. Tipicamente muitas e muitas sondagens. Se o jazigo teve um afloramento provavelmente já foi encontrado e explorado. Assim, temos actualmente desafios mais complexos e que requerem, mais cedo ou mais tarde, sondagens. É preciso furar para encontrar!
5. Separar a equipa de prospecção da cultura empresarial actual.
A cultura empresarial está actualmente impregnada de jargões como optimização, KPI’s, resultados e objectivos trimestrais e um sem fim de reuniões que não produzem resultados.
Estes aspectos da gestão têm o seu mérito mas podem limitar a criatividade necessária ao sucesso da prospecção e pesquisa geológica. Por exemplo, LEAN e Six-Sigma são excelentes ferramentas de produtividade na Toyota, mas pouco eficazes a promover a criatividade.
A prospeção e pesquisa é o equivalente à Investigação & Desenvolvimento. Dar espaço a mentes criativas, curiosas e cientificas tende a produzir os resultados que a prospecção geológica necessita.
6. Quem fez descobertas no passado provavelmente também as fará no futuro
Se estiverem a trabalhar com alguém que já fez descobertas no passado, oiçam bem o que têm para dizer. De acordo com o Erik Ronald, alguns humanos possuem uma combinação única de inteligência, intuição, paixão e sorte.
7. Capacidade para ignorar o ego
Devemos estar sempre a aprender, quer seja como o geólogo que já descobriu jazigos, com o sondador, com o mineiro ou com o recém-licenciado. Devemos sempre manter a capacidade para aprender, trabalhar com outros e perceber que cada pessoa que conhecemos ou cada mina que visitamos nos ensina algo, se estivermos dispostos a aprender.
E você geólogos? Concordam com a lista do Erik Ronald? Acrescentariam mais alguma regra de ouro para o sucesso da prospeccção geológica?