A Sinergeo cumpre hoje o seu décimo segundo aniversário. No ensino, o 12º ano marca a passagem do Liceu para a Universidade, após conclusão com sucesso dos exames finais.
Ao longo dos últimos doze anos passamos por muitas provas, das quais os exames são metáfora. Dessas provas talvez a que nos tenha dado mais gosto, foi perceber que aquela que começou como uma micro-empresa, spin-off de Geologia da Universidade do Minho, com baixos recursos financeiros, tenha tido acção directa num assunto que suscitou e suscitará amplo interesse nacional e Europeu.
Referimo-nos ao potencial mineiro das antigas Minas de Beça (agora erroneamente conhecidas como Sepeda, mas essa é outra história…) para a existência de pegmatitos LCT (Lítio, Césio e Tântalo) com importância regional.
Produção de baterias na União Europeia
Queremos também, porque é dia de festa, agradecer a todos os que nos possibilitaram estar aqui nestes últimos doze anos.
Esperámos pelos próximos doze com energia redobrada e com a certeza de que iremos continuar a descobrir os Recursos do Futuro!